Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Agropecuária impulsiona crescimento do PIB brasileiro com alta de 11,6% até o terceiro trimestre de 2025

publicidade

A agropecuária brasileira voltou a se destacar como principal motor da economia em 2025. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (4), o Produto Interno Bruto (PIB) nacional acumulou alta de 2,4% entre janeiro e setembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024.

O crescimento foi fortemente impulsionado pelo desempenho da agropecuária, que registrou expansão de 11,6% — o maior avanço entre os setores produtivos. A Indústria apresentou alta de 1,7%, enquanto o setor de Serviços cresceu 1,8% no mesmo intervalo.

PIB tem leve alta no terceiro trimestre

No terceiro trimestre de 2025, o PIB brasileiro teve variação positiva de 0,1% frente ao trimestre anterior, já considerando o ajuste sazonal. A agropecuária cresceu 0,4%, a Indústria avançou 0,8%, e o setor de Serviços manteve estabilidade, com alta de 0,1%.

Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, o crescimento foi de 1,8%, resultado de um avanço de 1,9% no Valor Adicionado a preços básicos e de 1,4% nos Impostos sobre Produtos Líquidos de Subsídios.

Leia Também:  Marco do hidrogênio impulsiona sustentabilidade e inovações no agronegócio, diz presidente do IA
Produção agrícola é destaque com safra recorde de milho e algodão

O bom desempenho da agropecuária foi sustentado pela alta produtividade de importantes culturas da safra 2025. Dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), também do IBGE, indicam expressivos aumentos nas produções de:

  • Milho: +23,5%
  • Laranja: +13,5%
  • Algodão: +10,6%
  • Trigo: +4,5%

A única exceção foi a cana-de-açúcar, que registrou queda de 1,0%. Ainda assim, a pecuária e as demais lavouras compensaram essa leve retração, garantindo saldo positivo para o setor.

Fávaro destaca protagonismo do produtor rural

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, comemorou os resultados, destacando o papel do crédito rural e da ampliação de mercados para o fortalecimento do agronegócio brasileiro.

“O desempenho do agro mostra a força do produtor brasileiro, que segue inovando e ampliando a produção com sustentabilidade. Esse crescimento é resultado direto do acesso ao crédito e da abertura de mercados, que garantem mais competitividade ao nosso país”, afirmou Fávaro.

Crescimento acumulado de 2,7% reforça resiliência econômica

Nos quatro trimestres encerrados em setembro de 2025, o PIB brasileiro cresceu 2,7% em relação aos quatro trimestres anteriores. O resultado foi sustentado por um avanço de 2,7% no Valor Adicionado a preços básicos e de 2,9% nos Impostos sobre Produtos Líquidos de Subsídios.

Leia Também:  Preço do enxofre dispara 90% nos portos brasileiros em 2025

Nesse período, a agropecuária manteve forte ritmo de crescimento, com alta de 9,6%, enquanto a Indústria subiu 1,8% e o setor de Serviços registrou elevação de 2,2%.

Impactos positivos em outros setores da economia

Segundo Claudia Dionísio, analista das Contas Trimestrais do IBGE, o desempenho robusto da agropecuária e da mineração também beneficiou outros segmentos, especialmente os de Transporte, Armazenagem e Correio, que registraram ganhos com o aumento do escoamento de commodities.

“O grande escoamento de produção de commodities, decorrente do bom desempenho da Extrativa Mineral e da Agropecuária, contribuiu positivamente para a atividade de Transporte, armazenagem e correio”, destacou a economista.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade