Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Bolsonaro não comparecerá à abertura do julgamento no STF por motivos de saúde

publicidade

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não irá comparecer à abertura do julgamento da trama golpista nesta terça-feira (2). Os advogados dele alegam que ele não está em boa condição de saúde, e por isso teria sido desaconselhado a ir ao tribunal. As informações são de g1 e Folha de S. Paulo.

Bolsonaro tem tido crises de soluço, que por vezes levam a vômitos. O ex-presidente está em prisão domiciliar desde 4 de agosto. No dia 16, ele saiu de casa para realizar exames médicos, e o boletim médico divulgado na época apontou que ele segue com tratamento para hipertensão arterial e refluxo.

Aliados alegam que ele não está bem nem fisicamente, nem psicologicamente. A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) esteve com Bolsonaro nesta segunda, e disse que ele está sereno, mas soluçando muito.

— Ele está soluçando muito, acho que não é viável [a ida dele ao julgamento]. Mas vamos ver, ele está fazendo o que os advogados estão mandando — disse à Folha.

Leia Também:  IBGE: analfabetismo atinge 9,3 milhões de pessoas com 15 anos ou mais

Nas últimas semanas, Bolsonaro conversou com aliados para definir se iria participar presencialmente do julgamento. Para pessoas próximas, expressou o desejo de estar na Corte em algumas sessões. Porém, aliados citavam seu quadro de saúde como um possível desafio para isso.

A ida ao tribunal seria uma maneira de demonstrar força nesse momento. Valdemar Costa Neto, presidente do PL, disse que se ele não estivesse em prisão domiciliar, melhoraria imediatamente. “Se estivesse livre, ele sarava na hora. O estado moral dele é por causa disso.”

O julgamento que começa nesta terça-feira deve se estender até o dia 12 de setembro. A ideia de quem defendia a presença de Bolsonaro no STF era de que ele comparecesse ao menos a sessão de abertura e o último dia.

Assim como os outros sete réus do núcleo 1, ele pode comparecer à corte para assistir ao julgamento. Porém, por estar em prisão domiciliar, precisa solicitar autorização ao ministro Alexandre de Moraes.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade