Durante a mobilização, os estudantes participaram de atividades educativas sobre higiene bucal e alimentação saudável, além de passarem por avaliação odontológica, escovação supervisionada e aplicação de flúor.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, após a triagem, as crianças que necessitam de acompanhamento foram encaminhadas para atendimento na Estratégia de Saúde da Família ou receberão a assistência no próprio ambiente escolar, por meio de técnicas como o Tratamento Restaurador Atraumático (ART), que permite tratar a cárie ainda no início, de forma simples e eficaz.
A cirurgiã-dentista e preceptora da ação, Eucenia Pinheiro, explicou o objetivo da iniciativa e a técnica utilizada durante os atendimentos.
“O objetivo dessa ação é prevenir a cárie desde o início. Utilizamos a odontologia de mínima intervenção, uma técnica nova que permite um tratamento menos invasivo e sem dor, evitando procedimentos mais complexos no futuro.”
A diretora da unidade, Jéssica de Almeida, destacou a importância da parceria entre saúde e educação no desenvolvimento das crianças.
“Essa parceria é muito importante, porque tudo o que a criança aprende aqui na escola ela leva não só para a sala de aula, mas também para casa. Uma dessas ações desenvolvidas reforça a alimentação saudável e fortalece o trabalho que já realizamos no ambiente escolar, considerando que parte das refeições dos alunos acontece dentro da própria escola.”
A Secretaria Municipal de Saúde informou que ações como essa fazem parte de uma estratégia contínua de promoção da saúde e serão realizadas em todas as escolas da rede municipal e estadual.






















