A exposição vai permanecer até sexta-feira (28). O trabalho artístico foi produzido pelos estudantes matriculados no 2º ao 5º ano em celebração ao Dia da Consciência Negra. A data é celebrada anualmente no dia 20 de novembro.
Os desenhos retrataram a manifestação de identidade e ancestralidade das mulheres negras, retratadas em diversos tons de pele, cabelos crespos, cacheados e outros tons marcantes. A mulher negra também foi retratada em seus diversos vínculos culturais.
A diretora da escola, professora Ilma Souza do Nascimento, considerou positiva à produção artística e elogiou a qualidade e criatividade dos alunos.
“Essa é uma ação muito importante para a quebra do racismo. Nenhuma criança nasce racista. São adultos que vão implantando racismo na cabeça das crianças. Quando a criança sabe que se trata de um ato errado e abominável, estamos contribuindo para um futuro melhor”, afirma.
A coordenadora da escola, professora Érica Ingrede dos Santos, revela que os estudantes estavam participando da produção de artes destinada ao projeto “A Escola Ensina, a Mulher Agradece”, que vai premiar as melhores produções artísticas com o tema de combate à violência doméstica, numa parceria da Prefeitura de Cuiabá com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
A partir daí, os estudantes foram impulsionados a produzir artes para o dia da consciência negra. “Nossos estudantes foram brilhantes, o que mostra o comprometimento nas últimas semanas para refletir sobre o racismo”.






















