Abilio participou da abertura do evento, mas precisou se ausentar para cumprir outro compromisso oficial da Prefeitura. Ele foi representado pelos secretários Murilo Bianchini (Planejamento Estratégico) e Fernando Medeiros (Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura), além do secretário-adjunto de Defesa Civil, coronel BM Alessandro Borges.
O secretário-adjunto de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges, destacou a importância da cerimônia para a corporação e para a capital mato-grossense. “A formatura de hoje celebra o Dia do Patrono e marca a promoção de oficiais e praças. Também simboliza a entrega de novas viaturas pelo Governo do Estado. O prefeito Abilio, que foi homenageado ontem junto com a primeira-dama Samantha, fez questão de vir prestigiar o Corpo de Bombeiros, reforçando essa parceria com a Prefeitura”, afirmou.
Borges, que acompanhou o anúncio de novos investimentos de R$ 9,7 milhões em equipamentos para a corporação feito pelo governador Mauro Mendes, destacou que a entrega das viaturas, incluindo quatro caminhões Auto Tanque, um veículo Auto Produtos Perigosos e nove motos de resgate, representa um importante reforço também para Cuiabá.
“As motos de resgate, junto aos militares formados, vão agilizar o atendimento em acidentes, tanto de moto quanto de carro. Isso complementa os serviços municipais, reduz sequelas e aumenta as chances de sobrevivência das vítimas. Já as viaturas de combate a incêndio vão reforçar a atuação na região metropolitana, impactando diretamente o dia a dia do cidadão cuiabano”, enfatizou o secretário.
Além do governador, participaram do evento o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, secretários de Estado, deputados estaduais, vereadores, coronéis da corporação e familiares dos promovidos.
Parceria
Neste ano, a Prefeitura de Cuiabá e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atuaram em parceria no projeto “Juntos por uma Cuiabá sem Queimadas”, alcançando uma redução de 90% nos focos de calor. No acumulado do ano, os focos caíram de 602 para 60.
A atuação conjunta consolidou o modelo integrado que transformou Cuiabá em referência no enfrentamento às queimadas em 2025. O projeto funcionou de forma completa, com ações de prevenção, preparação, operação e responsabilização, envolvendo a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), as secretarias de Infraestrutura e Obras, Educação, a Secretaria de Ordem Pública (Sorp) e o Corpo de Bombeiros.
De acordo com o comandante-geral, coronel BM Flávio Glêdson Bezerra, Cuiabá integrou plenamente o sistema estadual de proteção contra incêndios florestais e contribuiu para os índices recordes registrados no Estado, que alcançou redução de 80% em Mato Grosso e 95% no Pantanal, o menor nível de queimadas em 27 anos.






















