“A CPI foi instalada com apoio de todos os deputados de Mato Grosso para entender por que a telefonia perdeu tanta qualidade no serviço nos últimos anos, visto que temos um verdadeiro vazio de comunicação em nosso Estado”, afirmou o parlamentar, complementando que Mato Grosso cresce muito, e um dos motivos desta deficiência é este crescimento acelerado, mas a CPI já identificou pontos nevrálgicos dentro dessa questão da telefonia, como a falta de investimentos das empresas de telefonia.

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Dados apresentados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia Móvel da Assembleia Legislativa, mostram que Mato Grosso tem número insuficiente de antenas em relação ao que é considerável aceitável pela Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel).

Só em Sorriso, afirmou o parlamentar, deveriam estar instaladas 110 antenas de telefonia, mas nosso levantamento constatou somente 32. O relatório mostra ainda que todo o Estado tem 1.641 antenas, quantidade abaixo das 3.557 que seriam necessárias para atingir o padrão aceitável, de uma antena a cada mil habitantes. Quanto à qualidade, foi levantado que a Tim oferece 4G em 137 munícipios, a Claro em 108 e a Vivo em 107. Já a tecnologia 5G só está disponível em Cuiabá e Várzea Grande.

O vereador Diogo Kriguer, um dos representantes do Legislativo na reunião, destacou que a discussão sobre este problema não se limita ao encontro com os presidentes de bairros. “Já temos audiências públicas marcadas aqui em Sorriso para que possamos ouvir a população sobre este problema, que é muito grave, e hoje temos bairros e distritos em nossa cidade em que o sinal de telefonia simplesmente não funciona; e a CPI vem justamente para isso, para acolher essas reclamações, buscar respostas e trazer resultados à nossa população”, informou.

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O prefeito Ari Lafin complementou que, em vários pontos de Sorriso, a população fica sem acesso ao serviço. “A cidade cresce 20% ao ano, a população está trabalhando, fazendo sua parte, gerando impostos, contribuindo com o que é justo, e nós, juntos, estamos aqui reforçando essa reivindicação, de que o cidadão tenha o acesso ao serviço quando necessita”, listou Ari.

Sobre a CPI da Telefonia

Instalada no dia 9 de março, ela tem a finalidade de apurar a responsabilidade por danos causados ao consumidor na prestação inadequada de serviços de telefonia móvel oferecidos pelas operadoras existentes em Mato Grosso. Com um prazo de 180 dias, a CPI pretende apresentar um relatório e propor soluções para melhorar a prestação dos serviços.