Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Comissão debate subsídio federal para manter gratuidade de transporte coletivo a idosos

publicidade

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara do Deputados promove audiência pública na terça-feira (17) para debater a criação de um programa federal para subsidiar a gratuidade dos transportes coletivos para pessoas com mais de 65 anos nos estados e municípios. A medida está prevista no Projeto de Lei (PL) 4392/21, do Senado, e tramita em regime de urgência.

Conforme a proposta, que está pronta para ser votada em Plenário, o benefício será custeado por recursos arrecadados pela União com os royalties de petróleo. Hoje esses recursos beneficiam as áreas de saúde e educação.

Veja a lista de convidados

O debate será realizado às 17 horas, no plenário 16.

A audiência foi solicitada pelos deputados Castro Neto (PSD-PI) e Cezinha de Madureira (PSD-SP). Segundo eles, a proposta em discussão é justificada, entre outras razões, pelo fato de que o preço alto das passagens também se dá pelo fato de que a cada R$ 1 cobrado do usuário, R$ 0,21 são destinados ao custeio de benefícios tarifários.

Somado a isso, eles citam pesquisa da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), que estima um prejuízo no transporte público de R$ 36 bilhões, entre março de 2020 e fevereiro de 2023, o que seria um reflexo da pandemia de Covid-19.

Leia Também:  Comissão aprova projeto que prevê vestibular especial para ingresso de pessoas idosas em universidades

Os parlamentares lembram que são as pessoas menos favorecidas as que mais utilizam os serviços de transporte público, e que são elas que acabam por arcar com as despesas resultantes das gratuidades. “É urgentemente necessária e necessária a reformulação do modelo de financiamento do transporte público no Brasil”, diz o documento.

Da Redação – RL

Fonte: Câmara dos Deputados

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade